domingo, 6 de janeiro de 2013

Como ganhar dinheiro sem sair de casa

Apesar do título desse post lembrar aqueles spams pega trouxa, as semelhanças acabam por ai. Ganhar - ou economizar, para ser mais preciso - dinheiro em casa é mais fácil e inteligente do que parece. Pelo menos é o que prega os adeptos do Cohousing (cohabitação, numa tradução livre). O conceito é simples: assim como num condomínio, cada um tem seu espaço, mas divide bens ou tarefas que são comum a todos. A diferença para um condomínio tradicional é que a inciativa parte dos próprios moradores, e não de uma administradora.

http://www.cohousing.org/what_is_cohousing
Explico. Uma família comum, possui uma série de necessidades de bens e serviços que acaba utilizando apenas de vez em quando. Alguns exemplos: máquina de lavar roupa, aspirador de pó, cortador de grama, ferramentas, churrasqueira, entre muitas outras coisas. Para quem realmente estiver disposto, a lista pode ser estender muito, abrangendo utensílios de cozinha, quartos de hóspedes, bicicletas, carros, brinquedos, piscina, livros, jogos e até serviços como jardinagem, produção de alimentos, enfim, a lista é enorme.

Enquanto em um condomínio convencional existe uma empresa que fornece tudo isso e depois cobra pelo uso na forma de aluguel, no sistema de cohousing, a gestão dessa estrutura é das famílias que a utilizam. Dessa forma as decisões são tomadas em conjunto, só se tem o que se precisa e não se paga nada a mais por isso.

Um exemplo prático: moro em um complexo estudantil com aproximadamente 500 outras pessoas. Se cada um tivesse comprado sua própria máquina de lavar roupa, teríamos gasto algo como meio milhão de reais para adquirir todas elas! Mas ao invés disso compartilhamos 4 máquinas ao custo de 4 mil reais. É uma economia de 12 500%! Agora imagine isso como todos os itens que você usa apenas ocasionalmente em casa; da pra fazer uma viagem ao redor do mundo por ano! E não é só isso. Compartilhando esse espaço com outros, pude conhecer pessoas que terminaram por virar grandes amizades. Cohousing não é só uma forma de economizar dinheiro, como também uma meio de fomentar relações interpessoais.

L.D. Chukman for Prairie Onion Cohousing (c) 2010 Prairie Onion Cohousing
A questão é que muitas vezes somos convencidos a comprar coisas que não precisamos. E com isso gastamos dinheiro com objetos inúteis enquanto poderíamos estar usando esses recursos para fins que podem nos satisfazer mais. O legal é, então, que o cohousing não prega idéias sustentáveis ou socialistas e sim o bem estar individual. O fato de que isso faz bem para a comunidade como um todo é lucro!

Entendo que não é fácil colocar uma ideia dessas em prática do dia para a noite. Mas tudo começa assim. Será que da próxima vez que você precisar de uma furadeira não é melhor pedir para o vizinho ao invés de comprar uma nova? E em troca oferecer um jantar, ou algo do tipo? Pense no seu bolso e os benefícios sociais virão junto! Esse é um modelo que já está presente em quase todos os países do mundo e em todos eles, foram registrados ganhos econômicos, sociais e ecológicos. Com tantos benefícios, porque não ariscar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário